De malas prontas

02-02-2011 13:20

Às vezes, dá aquela vontade de largar tudo, pegar uma mochila e viver uma vida nova em algumcanto do planeta? Pois saiba que isso é possível, sim. Além de uma mudança radical, você ainda pode estudar e fazer cursos superlegais em sua aventura pelo mundo. 

Só em 2006, 85 mil brasileiros fizeram intercâmbio. Os destinos mais procurados de quem quer turbinar o currículo, estudar inglês ou conhecer uma nova cultura são o Canadá, Austrália e Reino Unido. Muitos fatores pesam na hora da decisão, e esses países são os preferidos, principalmente pela facilidade de se conseguir o visto de entrada e o dólar baixo.

Opa! Dólar? Que história é essa? Pois é, para estudar no exterior, além de grande preparação, é preciso uma boa quantia em dinheiro. Geralmente, os cursos custam de US$ 2 mil a US$ 8 mil dólares por mês, além de passagem, custo da documentação e gastos com moradia e despesas em geral. A opção é conseguir um emprego para ajudar no orçamento. 

“Fui estudar inglês por seis meses na Austrália, mas acabei ficando dois anos. Consegui um emprego em uma lanchonete. Comecei como atendente e, tempos depois, já era gerente. A vivência que tive no período foi o equivalente a dez anos da minha vida por aqui”, conta Danielle Reis. Este é outro fator de interesse de quem viaja: a experiência. Colocar no currículo o período em que você viveu fora do País pode lhe abrir muitas portas no mercado de trabalho. “Estudava Relações Públicas e não conseguia um emprego na área. Então, decidi fazer um intercâmbio para adquirir um diferencial e passei seis meses na África do Sul. 

Um mês depois do retorno, já estava trabalhando em uma empresa multinacional. Com certeza, a viagem fez a diferença”, conta Nathanael de Oliveira. 

Quem pode ir? 
Adolescentes a partir dos 14 anos. 

Quem procurar? Uma agência especializada em intercâmbio. Lá você terá todas as informações e o apoio para preparar a documentação, tirar suas dúvidas e viajar em segurança. 

Quando viajar? Antes de escolher quando, você deve decidir por quanto tempo pretende ficar fora. Os cursos mais procurados têm duração de um mês e são feitos no período de férias.