Faxine-se

02-02-2011 13:53

 

Hoje resolvi arrumar meu guarda-roupas, fazer uma faxina geral. Demorei horas, mas valeu a pena. Está tudo em seu devido lugar – inclusive fora do armário.

E foi então que eu me dei conta de que, de tempos em tempos, temos que fazer essa limpeza em nós mesmas e, com ela, nos livrarmos do que já não nos serve - porque já não nos cabe ou porque não combina mais com quem nos tornamos. Sim, isso inclui antigos amores, o mal entendido com aquele amigo, a discussão em família que te chateou, os problemas no trabalho, etc. Por que ocupar o seu espaço com isso?

Durante muitos anos eu guardei uma saia linda de lambada que eu sabia que nunca mais trataria de vestir porque a moda já tinha passado e, se um dia voltasse, provavelmente eu não me sentiria mais à vontade para usar uma peça daquele comprimento. Mesmo assim, ficava pensando “E se for a última moda no ano que vem?”, “E se tiver uma festa à fantasia em breve?”, “E se no carnaval eu ainda não tiver nada diferente pra usar?”. Acredite: todos os “e se” nunca aconteceram.

Porém, esses dias fui à Porto Alegre e fiz a mesma faxina no meu armário de lá. Enquanto eu arrumava tudo, minha priminha de 7 anos descobriu a saia guardada em uma sacola no fundo da prateleira e, ao abrir, deu um gritinho de emoção. Na mesma hora, vestiu a roupa e saiu dançando pela casa enquanto eu dava risadas. Depois de anos, ela tinha servido pra alguma coisa. Até que enfim.

Por isso, se você tem algo guardado há tempo e que já não serve pra você, saiba que há duas formas de se livrar disso (ou se libertar, caso prefeir): transformando o que te consome e não te leva a nada em algo bom e que te faz bem ou eliminando completamente da sua vida para recomeçar do zero.

Sabe por quê?

Porque a coleção primavera-verão já está aí, trazendo consigo um novo colorido, jardins floridos, um sol lindo e uma moda de arrasar. Ah, e também porque, se você não está aprendendo patchwork, você não precisa de retalhos.